Imagino que esse período, não seja só para mim, um momento de reflexão e definição de novos objetivos de metas. E, não dá, para fazermos isso, sem pensarmos também em nossa carreira.
E é mais comum ainda, confundirmos quem somos, com o que fazemos.
“ Quem é a Alessandra? Ah, ela é a Gestora do Business HUB da FAAP, ela é vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo, ela é empreendedora…”
Se o que fazemos, por muitas vezes, nos define, fica a pergunta do título: O que é trabalho para você?
- Segundo o Livro Business Model You, podemos listar 4 tipos de trabalho:
- 1) Trabalho como Emprego:
Significa trabalhar pelo holerit. Cumprir sua função, no horário estabelecido, sem muito envolvimento pessoal, sem responsabilidades com a empresa / trabalho fora do horário do expediente.Fazemos o que tem que ser feito e pronto.Ter um emprego pode ser muito benéfico, pois o dinheiro que você recebe por ele, é importante para desenvolver outras áreas da sua vida, que te dêem satisfação.
- 2)Trabalho como Carreira:
O trabalho como carreira é motivado pelo desejo de sucesso, conquista e posições. A visão carreirista do trabalho, não é só passionalmente vinculada ao trabalho em si, mas sim, ao feedback pela sua performance e competência. Para o carreirista, o trabalho é um meio para criar, expressar, provar e glorificar o indivíduo e, por isso mesmo, pode ser uma fonte importante de preenchimento e realização.
- 3) Trabalho como “Chamado” (Vocação):
A palavra “chamado” deriva da ideia de que alguém foi “chamado a” fazer certo tipo de trabalho; seja pela sociedade, por Deus, internamente, por uma vocação natural, um dom. É um trabalho feito com certa obrigação pessoal, senso de dever, de destino
- 4) Trabalho como Realização:
Trabalho como realização pode ser definido por uma abordagem altamente interessada no trabalho, mas sem o peso e a opressão do “chamado”. As pessoas que buscam o trabalho por realização, podem ter carreiras pouco convencionais, onde privilegiam seus interesses pessoais sobre recompensa financeira, recompensas, status, reconhecimento, prestígio… esse tipo de trabalho pode trazer muito sentido para a vida de uma pessoa.É preciso esclarecer, que na maioria das vezes, o trabalho de uma pessoa pode ser resultado da combinação de vários tipos. Essas categorias, servem para demonstrar o quanto o trabalho pode ou não trazer significado para as nossas vidas.As pessoas que vêm o trabalho mais como emprego, provavelmente encontram mais sentido em outras áreas da vida, como a família, religião, hobbies, ou outras atividades. Os carreiristas, podem muitas vezes, investir muito tempo de sua vida, focada no trabalho e sacrificar família, saúde, vida social, em busca de mais prestigio, riqueza e reconhecimentoOs “Chamados”, podem experienciar grande realização espiritual, ou ao contrário, sofrer grandes privações e necessidades (posso exemplificar através de tantos artistas que não foram compreendidos, ou missionários). Os que trabalham por realização podem encontrar muito sentido para a vida através do trabalho, espero que, sem sacrificar outros aspectos, pois esse é o meu caso.
Facebook-f
Twitter
Pinterest
Posts Relacionados
Categorias
-
Africa
-
Antarctica
-
Asia
-
Australia
-
Caribbean
-
Central America
-
Europe
-
Middle East
-
North America
-
South America
Novidades
Have you any project in your mind ? Let’s talk now
Hire now
Contact info